segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Cinema na Fafic


Aproveitando o aniversário de 40 anos da criação do Ato Institucional 5 (AI-5), realizado no dia 13 de dezembro, a turma do 4º período de Comunicação Social noturno da Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic) apresenta a 11ª Mostra de Cinema da Fafic nos dias 20, 21 e 22 no Auditório da Fafic, com o título “Um Grito pela Liberdade”.
A mostra irá abordar nos filme e nos debates, histórias reais e fictícias de brasileiros e brasileiras que lutaram até o final para conseguir a tão sonhada Liberdade, que por muitos anos foi proibida pela Ditadura Militar.
No primeiro dia do evento, na segunda-feira, dia 20, que terá como tema “O cinema e a ditadura”, às 19h, o professor e coordenador do curso de Comunicação Social da Fafic, Orávio de Campos irá fazer discurso de boas-vindas. Após será passado o filme “O ano em que meus pais saíram de férias” de 2006, do diretor Cão Hamburguer, que conta a história de Mauro, um garoto de 12 anos que sonha em ver a Seleção Brasileira de futebol se tornar tricampeão mundial, que se afasta dos seus pais devido à perseguição dos militares. Depois da exibição do longa, o cineasta Wesley Machado, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), irá debater sobre os assuntos relacionados ao filme.
Na terça-feira, dia 21, ás 19h, com o tema “Vivência do período da Ditadura”, será exibido um dos clássicos da ditadura militar no cinema nacional “O que é isso, companheiro?” de 1997, do diretor Bruno Barreto. Conta a história de um grupo de militantes que elaboram um plano para seqüestrar um embaixador norte-americano para trocá-lo por prisioneiros políticos. Para discutir o filme, foi convidado o historiador e professor de história da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Renato Barreto.
No último dia da mostra, na quarta-feira, dia 22, às 19h, será exibido o filme “Zuzu Angel” de 2006, com direção de Sérgio Resende. O longa retrata a vida da estilista brasileira de sucesso Zuzu Angel, que após o desaparecimento de seu filho, Stuart, que fazia parte do movimento estudantil, trava uma luta contra todos para reencontrar seu filho. Depois do filme será realizado um coquetel de encerramento do evento.

Nenhum comentário: