terça-feira, 18 de novembro de 2008

Vamos aprender com os Países Baixos


Os Países Baixos (basicamente a Holanda) são um país de muito baixa altitude, com cerca de um terço do território ao nível do mar, ou abaixo do nível do mar. Muitas zonas são protegidas contra as inundações por diques e paredões e grande parte das suas terras foram conquistadas ao mar.
Após as grandes inundações de 1953, conjugaram-se todos os esforços para proteger os Países Baixos de uma nova inundação. As obras do projeto Delta, concluídas em 1997, estancaram grandes braços de mar no sudoeste dos Países Baixos. Estes enormes diques foram construídos de modo a que tanto o meio ambiente como a navegação e a pesca sofressem o mínimo possível de conseqüências com este estancamento.
Países Baixos, conhecido de modo extra-oficial como Holanda, limita-se ao norte e a oeste com o mar do Norte, a leste com a Alemanha e ao sul com a Bélgica. Com Luxemburgo e Bélgica formam o Benelux. As Antilhas Holandesas e Aruba também fazem parte do país.
Acredito que em Campos já passou da hora de se tentar minimizar os problemas com as chuvas e as cheias do rio Paraíba. Sou leigo no assunto mas acho que nossos novos governantes poderiam aprender com os europeus alguma coisa para implementar aqui pela planície. Com tantos recursos disponíveis, não dá mais para ver a população sofrendo com esse tipo de coisa. Fica a idéia!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

boa idéia mesmo Gustavo. Vamos ver se a prefeita tem alguma solução para o problema. Idéias boas devem ser aproveitadas e os caras tem handicap para isso. abração

Antonio