domingo, 18 de maio de 2008

Roberto Moraes faz um balanço sobre a política em Campos

O quadro atual da política em Campos

No PMDB, Roberto Henriques acha que é a única via para o partido voltar ao comando da prefeitura. Garotinho procura alternativa, diferente desta, antes de ceder a esta possibilidade que ficaria ampliada, com um possível retorno de RH ao cargo de prefeito. Fora daí, se ganha tempo com a pré-candidatura que não empolga de Nahim, enquanto alguns esperam, mais uma vez, convencer Rosinha a aceitar a empreitada.

No PDT, Arnaldo Vianna quando fala para fora, ele continua dizendo que é candidato, mas começa a pensar num nome para apoiar, caso desista da disputa, diante dos riscos legais. Convidou dezenas de pessoas para ser seu vice. O mais novo a acreditar nisso é Sérgio Mendes. Há ainda aqueles que acreditam que o projeto Cara Nova poderia ser o embrião de uma alternativa que o ex-prefeito poderia usar caso desista de ser candidato.

Na chamada Terceira Via, caso haja insistência em trabalhar um nome e não uma frente, a possibilidade de crescer será nula com a repetição do que houve em 2004. Mesmo com a exigüidade do tempo, só a constituição de uma frente, que já se desenha, teria chances de fazer o enfrentamento à falsa polarização que tenta se manter na política local. Esta Frente de 3ª Via poderia com um debate aberto e franco, constituir um programa mínimo de princípios de gestão e de governo com a defesa da mudança de métodos. Se este movimento se viabilizar sem insistência de nome para começar, ele seria finalizado com a escolha de um perfil e por derradeiro de um nome que fosse o mais adequado para representá-la no processo eleitoral de outubro. Ou isto, que se constituiria no novo ansiado por segmentos cada vez mais amplos de nossa comunidade, ou a repetição de 2004, com nomes correndo para decidir quem apoiar no segundo turno.

Pelo calendário eleitoral que é inflexível, há menos de um mês, para que o quadro se defina. Verdade que algumas surpresas, julgamentos e operações poderão interferir diretamente neste jogo. Isto leva os mais experientes e prudentes esperarem um pouco mais. Infelizmente, a insegurança da situação política e o costume de basear estas decisões em conchavos de bastidores acabam deixando para o último plano, o debate sobre idéias e programas para melhorar a gestão de nosso município. Enfim, esta é a sincera opinião que o blog abre para o debate neste espaço.

Blog do Roberto Moraes

Nenhum comentário: