segunda-feira, 14 de abril de 2008

Titanic - A tragédia completa 96 anos


Foi numa noite de 14 de abril como a de hoje, em 1912, que um dos maiores acidentes náuticos da história da humanidade aconteceu. Já era fim de noite quando uma montanha de gelo apareceu na frente do imponente navio Titanic, matando milhares de pessoas. Seu construtor disse certa feita que o mesmo nunca afundaria. E afundou na primeira viagem.

Já passava das 23h daquela trágica noite quando um dos vigias fez soar três vezes o sino de alerta, enquanto o companheiro agarrava no telefone e dava o sinal de alarme. Mas quando na ponte ouviram o sino do vigia e o telefone, o oficial Murdock já tinha visto que a proa do seu navio ia se chocar com o Iceberg.

Só teve um segundo para decidir que manobra fazer e decidiu imediatamente fazer marcha atrás e girar tudo a estibordo para que a proa se deslocasse para bonbordo de forma a evitar a colisão.

Na verdade esteve prestes a conseguí-lo, mais uns metros e o Titanic teria passado pelo Iceberg sem avarias. Mas a massa de gelo era muito grande e fez estragos na parte lateral do navio, fazendo saltar os rebites que uniam as placas de aço. Era o começo de um final trágico para o Titanic.

Nessa noite a temperatura do mar variava entre 0 e 2 graus. A esta temperatura, uma pessoa de estatura normal não sobrevive mais de 25 minutos, por isso 90% das mortes foram causadas por hipotermia.

No dia 15 de Abril de 1912 o Titanic já estava prestes a afundar quando os músicos da orquestra da primeira classe ainda continuavam a tocar suas peças preferidas. Tinham a finalidade de entreter os passageiros e esperar a morte de uma maneira menos "dolorosa".

O comandante manda esta mensagem para qualquer embarcação em uma de suas últimas mensagens ates de afundar definitivamente:
SOS SOS CQD CQD Titanic. We are sinking fast. Passengers are being put into boats. Titanic. Que traduzindo quer dizer mais ou menos o seguinte: Nós estamos afundando rapidamente. Os passageiros estão sendo postos em barcos. Titanic".

5 comentários:

xacal disse...

as três maiores mentiras da história:
1-nem deus afunda o titanic;
2-só vou botar a "cabecinha";
3-garotinho e arnaldo são coisas diferentes...

Gustavo Rangel disse...

ehheheheheheh

Thyago Giovanny disse...

ninguem brinca com Deus

Unknown disse...

Pois é com deus não se brinca!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

É,depois de ter brincado com Deus,nao tem mais volta,mas ainda assim gosto demais do titanic toda hora vejo videos,fotos etc.pois é, entao é isso que acho do titanic.