segunda-feira, 7 de julho de 2008

Em um dia como hoje...


No dia 7 de julho de 1897 nascia em Serra Talhada-PE, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Durante as décadas de 1920 e 1930, Lampião e seu bando espalharam o terror pelo nordeste brasileiro. Devido a uma informação prestada por um delator à polícia, no dia 28 de julho de 1938, uma volante comandada pelo tenente João Bezerra localizou, matou e decepou as cabeças de Lampião e sua companheira Maria Bonita e de outros nove cangaceiros que se encontravam refugiados na fazenda Angico, município de Poço Redondo, no estado de Sergipe.

Em 7 de julho de 2006 morria Roger Keith Barrett, conhecido por Syd Barrett. O músico foi um dos membros fundadores, em 1960, do grupo de rock progressivo Pink Floyd. Especula-se que tenha morrido por complicações relacionadas com a diabetes, enfermidade da qual sofria há anos, embora o jornal inglês The Guardian diga que a causa foi cancro. Apesar de seu funeral ter sido aguardado por inúmeros fãs, somente a família esteve presente na cerimônia.

Há 18 anos, o Brasil perdia Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza. O cantor ganhou fama como o vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho. Fez parcerias bem sucedidas com Frejat, sendo considerado um dos mais importantes compositores da música brasileira.

2 comentários:

xacal disse...

gustavo:

a revista da ed abril Aventuras na História em seu número desse mês, julho, edição n. 60 traz como capa Virgulino...

As datas de nascimento não batem com as informações que vc deu, e por isso é bom vc checar:

nascimento: 04 de junho de 1897, comarca de Vila Bela (atual Serra Talhada PE) terceiro dos nove filhos de José Ferreira e Maria Lopes...

De qualquer forma seu post inspirou outro que publiquei na Trolha...

um abraço...

Gustavo Rangel disse...

blz xacal, também encontrei datas divergentes, mas a maioria data de 7 de julho de 1897...inclusive no UOL Educação e wickpédia. Mas encontrei data de 04-06-1898. E agora josé? mas vale a referênica!! abração!!!