quarta-feira, 30 de julho de 2008

O caminho suave me faz falta


Hoje ao acordar e arrumar algumas coisas, reencontrei meu velho Quimono de Judô e algumas faixas que usei durante o bom tempo em que pratiquei o esporte. Mais adiante, algumas medalhas e troféus. A nostalgia bateu forte e me fiz uma promessa: Este ano volto aos tatames. Pelo menos para reencontrar amigos e vivenciar momentos que só quem conhece este esporte sabe do que estou falando. As competições já não me fazem falta, o esporte em si faz.
Como na época as máquinas digitais ainda não estavam por aí, não encontrei nenhuma foto bacana para postar, mas vai essa aí do Leandro Guilheiro, num de meus golpes prediletos, o Harai-goshi.
Judô significa caminho suave em língua japonesa. Os seus objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além, é claro, de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Também muito indicado para crianças, gosto muito de uma de suas ideologias que diz: Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.

2 comentários:

Anônimo 2 disse...

Guga, muito interessante a matéria. Ah! Sem falsa modéstia, lembro-me muito bem de sua participação brilhante no esporte, mais precisamente como bi-campeão nos JAI(Jogos Abertos do Interior) representando nossa cidade há alguns anos atrás. "Quem já foi rei nunca perde a magestade". Quando voltar avise-nos para que possamos prestigiá-lo. Seria um incentivo muito bom pras "crianças". Fique a vontade pra me corrigir, se necessário. Parabéns mano!!

Gustavo Rangel disse...

valeu anônimo...grato pela lembrança do JAI..abraços