segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Águas estão baixando e cidades contabilizam prejuízos


Através de uma nota a Marinha do Brasil confirmou que fará uma operação de apoio à Defesa Civil do Estado do Rio no atendimento às vítimas das enchentes na regiões norte e noroeste fluminense. Os municípios de Santo Antonio de Pádua, Natividade, Itaocara, Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Porciúncula, Campos, Cambuci, Itaperuna e Lajes do Muriaé estão com estado de emergência decretados.

No município de Cardoso Moreira a situação ainda é grave, mesmo com a diminuição da enchente. Por isso, foi decretado estado de calamidade pública no município. Cerca de 10 mil dos 12 mil habitantes da cidade tiveram perdas ou estão desabrigados por causa das fortes chuvas. Mas a ajuda está chegando rápido e ontem Cardoso recebeu as primeiras doações do governo federal.

Em Pádua a situação começa a se acalmar. A cidade tem muita lama, as pessoas começam a limpar as casas, mas o trabalho será árduo, pois a lama que invadiu as casas é grossa, sem falar no cheiro forte. O abastecimento de água ainda não foi normalizado. Pelas ruas o que se percebe é um verdadeiro um depósito de entulhos (foto). Por todos os lados o que se vê são móveis, portas, eletrodomésticos e roupas destruídos em frente as casas.

Em São Francisco do Itabapoana a preocupação maior é em Garagaú. Várias pessoas tiveram suas casas invadidas pela água e a preocupação é grande por conta de doenças.


foto: Marina Blanc - via Internet

Nenhum comentário: