quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Alagamentos: Somos nadadores há séculos


Fora o sofrimento do nosso povo e a falta de atuação dos governantes para minimizar o problema dos alagamentos na planície Goytacá, não vejo novidade alguma no que estamos acompanhando nos últimos dias, com os alagamentos que ocorrem quase todos os anos.
A nossa região era, originalmente, habitada pelos índios Goytacazes, que em tupi-guarani, para alguns, significa “índios nadadores”, devido a facilidade de locomoção desses bravos guerreiros por estas bandas.
Portanto, conhecendo um pouquinho de nossa história e da nossa geografia (cercada de nascentes, lagoas e rios), dá para chegar à conclusão de que viver com tais alagamentos faz parte de nossa rotina há séculos.

foto: Lagoa de Cima - por Roberto Jóia

2 comentários:

Claudio Kezen disse...

É verdade Gustavo. Grande parte da nossa cidade foi construída à partir da drenagem de lagoas e canais que ocupavam inclusive a área do Mercado Municipal e o parque Alberto Sampaio. Na área rural também houve a necessidade da construção de muitos canais para tornar as terras baixas cultiváveis. O Canal das Flexas é o maior deles, mas basta dar um pulo até São João da Barra ou ao Farol para perder a conta de quantos canais foram feitos na planície. Um abraço.

Gustavo Rangel disse...

valeu a contribuição Cláudio