quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Trânsito: Um problema para o próximo prefeito


O trânsito em Campos está se tornando um tormento para motoristas e pedestres. É praticamente impossível ir ao Centro da cidade de carro. Os estacionamentos estão lotados e nas ruas, se não chegar bem cedo, não se encontra lugar para estacionar. Nas ruas próximas a escolas particulares os engarrafamentos são uma constante. Acho que o próximo prefeito deve encarar o problema com seriedade. Se hoje a situação está assim, daqui a alguns anos a tendência é só piorar.
Além de um projeto sério de tráfego urbano, necessitamos de campanhas de incentivo a transportes alternativos, como a bicicleta. Campista que tem carro, locomove-se de carro para tudo. Vai a padaria, a farmácia, a academia do seu bairro de carro.
Penso que o próximo prefeito terá que melhorar consideravelmente o transporte coletivo público para incentivar o campista a usar o carro apenas nos fins de semana. Mas isso requer tempo e, quanto mais passa o tempo, mais carro é vendido e a situação vai piorando. Todo esse processo, além do poder público passa pelo indivíduo, que possui um papel importantíssimo neste contexto, por exemplo: a carona solidária, deveria ser alvo de campanhas de conscientização. Uma carona dada a um amigo ou dois, que vão ao mesmo destino, se evitaria o tráfego de um ou dois veículos, menos poluição, menos congestionamento, mais vagas de estacionamento, mais qualidade de vida e por ai vai. Fica a dica do blog.

4 comentários:

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Bela colocação, amigo Guga!!!
Ir ao Centro é um martírio realmente!!! Mas hj o problema está se espalhando!!! E com a invasão do transporte alternativo só piorou. Passo frequentemente pela beira rio e aquilo está um caos!!! Principalmente desses "amáveis" condutores de kombis e vans que trafegam livremente pela nossa cidade!!!
Parabéns pela abordagem!!!
grande abraço

Marcia Mattos disse...

Impressionante como uma cidade como Campos não tenha se preparado para este problema!!!!! Fiquei quase 6 anos fora daqui e fico mais revoltada mesmo é com a falta de educação dos motoristas!!! Sem o mínimo de respeito com os pedestres, com a sinalização!!!! E os motoqueiros?????? O que é isso?????? às vezes entendo pq a cidade é governada por pessoas tão despreparadas. É o reflexo do seu povo!!!! desculpe o desabafo, Gustavo!!! Mas precisaava dizer!!! E para dizer que só sou rabugenta, parabéns pelo seu blog!!!! Já venho aqui há uns tempos e sempre quis te parabenizar!!!
Um beijão

Nayara disse...

Arnaldo Viana perdeu o bonde da história quando se recusou a fazer um estacionamento subterrâneo sob a praça São Salvador, quando fez aquela obra superfaturada. Teria melhorado muito o trânsito no centro da cidade. Mas para ele, obra debaixo da terra não aparece nem dá votos.

Gustavo Rangel disse...

Grato Verônica! Volte sempre!!
Nayara, tb grato pela visita!!