sexta-feira, 21 de março de 2008

Solar dos Airizes


Minha contribuição para o Dia do Abandono: Solar dos Airizes.
Construído no final do século XIX, o local serviu de inspiração para o cenário do romance da "Escrava Isaura", que se tornou uma das novelas mais reprisadas mundo afora. Há alguns anos foi foi feita uma reforma no telhado e depois nada mais, pelo menos aos olhos de quem passa pelo local. De propriedade particular, tais recursos vinham do governo federal, através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Acredito que o local seria ideal para um centro cultural, ou até mesmo um museu. Localizado na BR-356, estrada que liga Campos-RJ a São João da Barra-RJ, é notório o ABANDONO.

2 comentários:

Anônimo 2 disse...

É com tristeza que ao passarmos pelo local o prédio esteja nesse estado. Percebe-se até que começaram a mexer no telhado, só que não avançam mais em nada com relação à restauração e principalmente com a abertura ao público para visitação como museu ou coisa parecida. A cidade perde muito em não valorizar e explorar a história de nossa região e do Brasil. Sempre recebo nossa cidade parentes e amigos de outros estados e fico envergonhado quando mostro a construção e com o total abandono do patrimônio. Sempre que viajo a outros estados percebo que muitas localidades, municípios e estados exploram tudo que podem para valorizar o turismo local. Vejo que a expressão " o jardim do vizinho é sempre mais bonito" impera entre os turistas inclusive entre nós. Pena que as autoridades de Campos também não tenham essa visão. Podemos citar sem muito esforço de memória vários pontos a serem explorados tipo, Morro do Itaóca-Rato(Pistas de decolagem de Asa Delta, Para-pente e pista de bicicross sem manutenção, falta de estrutura como placas, bares, equipe de suporte, segurança, etc. Lagoa de Cima, idem, Imbé(Cachoeiras sem sinalização de acesso, segurança, bares,etc). Se for citar mais vou ficar a tarde inteira escrevendo. Enquanto isso no mar de lama...

Anônimo disse...

É com muita tristeza que a cada encontramos ou visualizamos um patrimônio histórico/cultural em nossa cidade/estado/país serem destruído e/ou abandonado. Moro em Miguel Pereira (Região Turística Vale do Café) e, como todos sabem existem muitos patrimônio histórico em nossa região. Cada Prefeito que assumem "prometem" fazer algumas "coisinhas" pela História Cultural da cidade, mas na verdade não fazem nada. O 1º Distrito de Vera Cruz, onde moro passou Garcia Rodrigues Paes Leme, entre 1698 e 1703, se fizermos um levantamento, junto aos municípes, quem sabe desta história será uma decepção. Temos vários patrimônio no primeiro distrito, e tudo abandonado, tais como: Fazenda da Piedade, construído em 1780, Viaduto Ferroviário Paulo de Frontim, todo em ferro e é o único Viaduto Ferroviário em curva da América Látina, em abandono. Embora seja a logomarca da Secretaria Municipal da indústria, comércio e Turismo.
Pedro Brum