segunda-feira, 31 de março de 2008

Carros Antigos






Algumas paixões nunca saem de moda. Uma delas é o de carros antigos. Esta paixão pode custar caro. Os colecionadores investem todo seu capital, em modelos e marcas que, muitas vezes, permanecem guardados em garagens, só sendo usados em ocasiões especiais, como festas, casamentos, batizados, inaugurações, novelas, filmes de época, dentre muitos outros. Quanto mais original o carro antigo, maior valor de mercado ele tem. Aqui na cidade essa atividade é mantida pelo pessoal do Rio-Minas, clube do Carro Antigo de Campos. Aos sábados essa turma expõe alguns modelos em frente ao Liceu. Vale a conferida. No último sábado acompanhado do amigo Fabrício Pessanha, pude apreciar essas belezas automotivas do tempo de vovô.

Goytacaz 1920



Reproduzimos aqui para os amantes do Goytacaz F.C e do futebol de Campos, uma foto histórica do "azul do povo" em 1920. Percebam que a camisa era listrada em azul e branco, diferentemente da atual totalmente na cor azul. A foto faz parte do acervo pessoal de Maria Alice Ribeiro de Oliveira Pohlmann e foi retirada da revista Génesis. Quem tiver fotos antigas do Americano, Rio Branco e outras equipes campistas, pode entrar em contato que publicarei!!!

sábado, 29 de março de 2008

Acabou o repelente.


Artigo de luxo nas drograrias e supermercados de Campos é o tal do repelente. Dispararam as vendas do produto, por conta do surto epidêmico de dengue pelo qual passa o Rio de Janeiro. Ontem fiz uma verdadeira varredura e nada para se proteger do mosquito. Até a chegada nas prateleiras, vou me virando com o velho e "bom" fumacê caseiro. Outra dica também é um repelente caseiro, o problema é que leva 8 dias para ficar pronto. Mas aí vai:

1 litro de álcool
. 12 cravos da índia
. 2 pedras de cânfora

Deixar 8 dias em fusão e depois passar pelo corpo de 2 em 2 horas.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Mocaiber continua afastado

Fresquinha do colega Ricardo André:

CONFIRMADO: TRF MANTÉM MOCAIBER AFASTADO
Um dos advogados de Mocaiber confirmou agora à repórter Flávia Ribeiro, do Monitor Campista, que o desembargador Castro Aguiar INDEFERIU o agravo de instrumento e mantém afastado o prefeito de Campos. O advogado já adiantou que vai recorrer da decisão nas próximas horas.

Faxinão da rede blog


Hoje, aniversário de Campos dos Goytacazes. Comemorar? Difícil, principalmente pelos recentes casos que acompanhamos. Mas aqui está a bandeira do município que está passando por uma verdadeira faxina na sua política. Será? Vale lembrar que Campos é a terra de Benta Pereira, que juntamente com sua filha Mariana de Souza Barreto, fez um "faxinão", expulsando os Assecas (nobres que haviam recebido terras dos Reis) da nossa planície. Na bandeira uma homenagem as duas em latin que traduzindo seria: Aqui até as mulheres lutam pelo direito. Que nesse dia do "faxinão", possamos nos lembrar de nosso passado glorioso, esquecer o presente vergonhoso e vislumbrar um futuro brilhante!!!

Resumo dos blogs

A partir de hoje, em algumas ocasiões, estarei publicando um resumo de alguns blogs da planície.

Blog do Ricardo André - www.ricandrevasconcelos.blogspot.com/

Habeas corpus negado
Foi publicado hoje na Revista Eletrônica do STJ a decisão da ministra Laurita Vaz, que negou habeas corpus preventivo solicitado pelo ex-governador Anthony Garotinho que temia ter sua prisão decretada a partir da "Operação Telhado de Vidro".

Clique no link abaixo para ler a decisão, na íntegra:
https://ww2.stj.gov.br/revistaeletronica/REJ.cgi/MON?seq=3787403&formato=PDF


Blog do Roberto Moraes - www.robertomoraes.blogspot.com
Prisão preventiva e não detenção
O blog antes de comentar sobre o Faxinão reproduz texto do e-mail, do leitor Marcelo Rodrigues, questionado os termos jurídicos em que ele detém os conhecimentos que o blogueiro ignora. Diz Marcelo:

"Não entendo os motivos dos eufemismos usados pelo Blog ao se referir aos presos pela Operação Telhado de Vidro, optando erroneamente pela expressão "detidos na Operação Telhado de Vidro". É uma questão jurídica que induz o leitor do blog a erro, afinal, os mandados expedidos pela Justiça Federal são de PRISÃO PREVENTIVA e não de DETENÇÃO".
Um abraço
Marcelo Rodrigues

O blog agradece a intervenção e correção daquilo que, aos olhos do leigo, até pode parecer detalhe, mas que não passa pelo crivo do especialista.
Abraço Dr. Marcelo Rodrigues.

Blog do Márcio Fernandes - www.marcioffernandes.blogspot.com
Entregou
Secretária particular de Alexandre Mocaiber, prefeito de Campos afastado por corrupção, Marineide Mothé abriu o verbo ontem, e confirmou ao Ministério Público Federal que a quadrilha que desviou R$ 240 milhões se reunia em seu escritório. O depoimento dela foi prestado ao Ministério Público Federal. Com isso, a situação se complicou mais para o grupo político liderado por Mocaiber e pelo deputado federal Arnaldo Vianna.


Repelente em alta
O medo de ser picado pelo mosquito da Dengue, fez baixar o estoque de repelentes nas farmácias e drogarias no Rio de Janeiro, o estado mais afetado. De acordo com o setor farmacêutico, o consumo do produto cresceu em torno de 50% nos últimos dias. O número de casos aumenta a cada dia, e na capital já beira aos 30 mil.

Viva a natureza!!!



Um Ipê Amarelo foi cortado e teve o tronco transformado em um poste. Após o poste ser fincado na rua,
foram instalados os fios da rede elétrica. Eis que a árvore se rebela contra a maldade humana e resolve
não morrer. Mas a reação foi pacífica, bela e cheia de amor. Rebrotou e encheu-se de flor.Isso aconteceu em Porto Velho - Rondônia

contribuição do amigo Ricardo Pohlmann

quinta-feira, 27 de março de 2008

Nem Freud explica



Knut, aquele urso polar que ganhou notoriedade por ser abandonado pela mamãe urso, pasmem, está com problemas mentais.
O dono do "fofinho", disse que Knut ficou obcecado com sua fama e notoriedade e se enche de fúria quando não recebe atenção do público, no zoológico de Berlim. “Ele está viciado na adulação humana. Isto não é saudável. Ele realmente chora se percebe que não existe ninguém o observando", explica.
O dono disse ainda que "o bicho não se identifica mais como urso, e sim, como humano". Como assim? Ele arremata dizendo que Knut precisa ir embora do local, pois sua necessidade pela publicidade precisa parar imediatamente. Poderiam coloca-lo no próximo BBB.
A sanidade do urso também preocupa um defensor dos direitos dos animais que qualificou o urso como uma espécie de “psicopata animal”.Arhhhhhhhhhhh
Nem Freud explica.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Big Brother x Apagão



Aguns bairros de Campos ficaram sem energia elétrica ontem por algum tempo. Alguns ficaram quase 2 horas no escuro. Estava assistindo ao canal History Channel quando do acontecido. Sem muito o que fazer dentro de casa e com a companhia indesejada do calor e dos mosquitos, fui para a calçada refrescar o corpo e esperar a chegada da energia. E foi aí que duas situações me chamaram a atenção:

Uma senhora, certamente com mais de 60 anos, pega o telefone do "orelhão" e liga para uma amiga:
— Fulana, tá com luz aí?
— Aqui tá com luz sim (possível resposta)
— PQP aqui acabou a luz e estou perdendo o Big Brother. Já acabou?
— Ainda não, mas tá no final (possível resposta)
— Não esquece de me ligar quando acabar, estou torcendo pro rafinha... que m...
— tá bom, ligo sim (possível resposta)
E a senhora bateu o telefone com raiva no gancho e saiu e direção a sua casa, bufando para todos os lados.

Alguns minutos depois retorna a energia no bairro e a vizinhança começa a gritaria: BIG BROTHER, BIG BROTHER...LIGA NO BIG BROTHER!!!

Aonde vamos parar? apaguem a luz, por favor!!!

Atafona em 1921 - Revista Génesis



Aqui posto uma colaboração da leitora do blog Maria Alice Ribeiro de Oliveira Pohlmann, espôsa do amigo Ricardo Pohlmann. Maria Alice é uma estudiosa da História da cidade, principalmente no que se refere as práticas culturais e de representação. A leitora anda bastante pelas ruas de Campos e também nas ruas de Atafona e Grussaí em São João da Barra, onde relata que passou boa parte de férias de verão.
De acordo com ela, "a vida muda levando com ela as nossas concepções mais sagradas. As imagens se desdobram e deixam de obedecer às ordens. Elas ganham novos significados e, com isto, lugares são destruídos, práticas extintas e representações modificadas ocorrendo nova construção de lugares, práticas e representações de acordo com as normas e valores que grupos sociais vão atribuindo aos seus empreendimentos de cada período ou momento", ressalta.
Ela explica que ao visitar Atafona neste feriado, ficou muito espantada e ao mesmo tempo hipnotizada pela fúria da Mãe Natureza.

Clique na foto para ver de forma ampliada

terça-feira, 25 de março de 2008

Caixa d'água de Atafona









Outro ponto bastante conhecido da praia de Atafona em São João da Barra, pode ruir a qualquer momento. A caixa d'água da Cedae está em péssimas condições de conservação e com o avanço do mar dos últimos dias a situação pode piorar. A areia já está tomando conta da rua em frente e várias partes da estrutura estão danificadas por conta da maresia. E o pior de tudo é que funcionários ainda continuam trabalhando no local. Algo precisa ser feito logo, antes que aconteça uma tragédia. Não é preciso ser engenheiro para perceber que o local não está em boas condições. As fotos foram tiradas por mim no último fim de semana.

Brincadeira de Adulto

Anos 80 - Aquaplay

2008 - Celular para criança de 6 anos

Sou do tempo da bolinha de gude, dos peões de madeira, pipa, pelada na rua (futebol...rsrsrsrs), pique-esconde e por aí vai. Tais brincadeiras estão cada vez mais esquecidas. As crianças de agora se interessam muito por telefones celulares, laptops, câmeras digitais, players de MP3,DVDs e demais parafernálias tecnológicas. Muito me assusta essas mudanças. O apelo tecnológico cedo demais, na minha opinião, não é benéfico para os pequenos. Tudo tem sua medida e seu tempo. Agora chega ao mercado o novo brinquedo da “geração digital” é o modelo de celular MO1, criado pela empresa de brinquedos Imaginarium e pela Telefônica da Espanha, para principiantes de seis anos de idade. Isso mesmo, seis anos!!!! Apesar de não ser tão “fofo” quanto um bichinho, os fabricantes do aparelho prometem uma relação carinhosa e “difusa” como as crianças têm com os seus companheiros de pelúcia. Por outro lado, cientistas se preocupam também com o risco gerado pela falta de informações científicas a respeito do impacto, também a longo prazo, dos campos magnéticos da radiofreqüência emitidos pelos celulares no cérebro e em tecidos em desenvolvimento das crianças. Atenção pais!!!!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Até Quando Esperar?


Até quando esperar... acabarem com a corrupção na política, as epidemias de dengue e de malária e os juros absurdos? Até quando esperar... melhorarem a saúde pública e a educação falida ? Até quando esperar?
A Plebe Rude conseguiu expressar a nossa falta de oportunidades e a má distribuição de renda no país com esta música dos anos 80. Até Quando Esperar? A plebe ajoelhar esperando a ajuda de Deus...


Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa
Pela má distribuição

Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração

Até quando esperar

E cadê a esmola que nós damos
Sem perceber que aquele abençoado
Poderia ter sido você
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração

Até quando esperar a plebe ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus
Até quando esperar a plebe ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus

Posso
Vigiar teu carro
Te pedir trocados
Engraxar seus sapatos
Posso
Vigiar teu carro
Te pedir trocados
Engraxar seus sapatos

Sei
Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa
Pela má distribuição
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Até quando esperar
A plebe ajoelhar
Até quando esperar
A plebe ajoelhar
Esperando a ajuda do divino Deus

Dengue



É revoltante a situação em que o Estado do Rio de Janeiro se encontra. Pessoas perdendo a vida por conta de um inseto, aparentemente, tão insignificante. Em pleno terceiro milênio, tempos de globalização, Era da informática etc e tal, estamos a mercê desse inseto. De que vale um bom plano de saúde, dentro de um péssimo país em políticas de saúde? Esse maldito mosquito pode te picar e em poucos dias, horas talvez, você pode morrer por conta da Dengue. Maldito também são os que não deram importância para a falta de saneamento, políticas públicas em saúde de qualidade. Malditos são os que pensam no próprio umbigo e viram a cara para os menos favorecidos. Malditos são os que fazem um SUS capenga e em péssimas condições. Como diria Renato Russo:

"Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa políica e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado, que não é nação
Celebrar a juventude sem escola
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião..."

sexta-feira, 21 de março de 2008

Solar dos Airizes


Minha contribuição para o Dia do Abandono: Solar dos Airizes.
Construído no final do século XIX, o local serviu de inspiração para o cenário do romance da "Escrava Isaura", que se tornou uma das novelas mais reprisadas mundo afora. Há alguns anos foi foi feita uma reforma no telhado e depois nada mais, pelo menos aos olhos de quem passa pelo local. De propriedade particular, tais recursos vinham do governo federal, através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Acredito que o local seria ideal para um centro cultural, ou até mesmo um museu. Localizado na BR-356, estrada que liga Campos-RJ a São João da Barra-RJ, é notório o ABANDONO.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Judas



De acordo com a tradição, Judas entregou Jesus aos romanos, que o crucificaram. Tomado de remorsos, o apóstolo ter-se-ia enforcado. Sábado é dia da tradicional malhação de Judas, que aos poucos está desaparecendo das grandes cidades. Mas devido aos acontecimentos políticos recentes da cidade de Campos, a expectativa é que a tradição volte com força esse ano. É esperar para ver, ou melhor, para malhar.

DIÁLOGOS INCRÍVEIS NO RÁDIO


DIÁLOGOS INCRÍVEIS NO RÁDIO

Na quarta-feira, durante a transmissão do jogo Americano x Cardoso Moreira, voltei vinte e oito anos e me situei em Santo Antonio de Pádua, mais precisamente no Estádio Waldo Carneiro Xavier, também em uma quarta-feira, à noite, em um jogo valendo pela Copa Pádua de Futebol Amador.
Ouvia, nesta quarta, o jogo em uma emissora campista, com companheiros do primeiro time de profissionais da cidade, e me encantava com a vibração do narrador e do repórter, que a cada lance de perigo, salvo pela zaga alvinegra, dizia: “Felizmente a bola passou longe”; “graças a Deus o goleiro Wender está em forma”; “ainda bem que Toninho Andrade acertou o time”. Estas e outras intervenções me remeteram a Pádua e ao jogo entre Paraoquena x Santa Cruz, este da terra do repórter Paulo Joel, responsável maior pelo diálogo que passo a vocês, com autorização do citado radialista/jogador.

- Faltam poucos minutos para começar o jogo, que pode ser decisivo para as duas equipes nesta Copa Pádua. Dizia o narrador Adilson Dutra, da Rádio Feliz, de Santo Antonio de Pádua.

- Adilson! Chama Paulo Joel.

- Fala PJ!

- Esta escalação do Santa Cruz não pode ser verdade. O treinador está totalmente equivocado. Tem que mudar, pois com este time está entregando o ouro ao bandido. Diz o repórter.
O jogo começa e o Paraoquena manda na partida. Passam dez, vinte, trinta minutos e nosso bravo repórter só dizia que estava tudo errado e que felizmente isto, graças a Deus, aquilo. Por volta dos trinta e cinco minutos ele resolveu entrevistar o treinador e este diálogo foi ouvido por toda a região, a Feliz era bem ouvida e Pádua, com seus quinze distritos, estava totalmente envolvida na competição.

- O que o senhor pretende fazer para reverter esta situação? Era Paulo Joel preocupado com o time de sua terra e queria saber do técnico qual seria as mudanças táticas.

- Estou pensando. Tem alguma sugestão? Diz o treinador.

- Tenho sim. Mande o lateral direito colar no ponta deles e o Beto jogar mais aberto pelo lado esquerdo, caso contrário estamos lascados.

E o treinador foi a beira do campo e passou a instrução sugerida pelo nosso repórter. Porém, tem sempre um porém, não deu certo e Paulo Joel voltou ao treinador.

- Eles estão mandando no jogo e nossa defesa está uma peneira. Diz isto sem tirar o microfone da boca e chamando antes de ir falar com o treinador. Claro que todos os ouvintes perceberam.

- Não tenho reservas, o único inscrito é você, mas fica aí tirando onda de repórter e só atrapalha. Se quiser salvar o time vá lá e entra no lugar do Natinho.

A bola continuava a rolar e mais um chamado da pista. – Troca/troca no Santa Cruz.
Era Paulo Joel chamando para anunciar a mudança. – Quem entra e quem sai? PJ.

- Sai Natinho, camisa 3, entra Paulo Joel, camisa número 17.

-Quem entra? Pergunta o espantado narrador.

- Isto mesmo. Entra eu pô.... que é para mudar esta m... de time.

Paulo Joel entrou deu bronca, chamou pelos brios da turma e colocou o coração na ponta da chuteira. No primeiro tempo não deu, mas na etapa final o Santa Cruz virou a partida e fez 4x2 no Paraoquena e foi para a final contra o Marangatu. Paulo Joel fez dois gols, um de falta e outro de cabeça, o que virou o jogo para 3x2, e virou “deus” no distrito onde nasceu.

Texto do amigo e cronista esportivo Adílson Dutra - www.blogdopenacho.zip.net





Fotos tiradas há poucos dias, mostra o forte avanço do mar no Pontal de Atafona, praia de São João da Barra. Antigo prédio do Julinho pode cair a qualquer momento. Moradores ainda no local olham o mar bem próximo de seus portões. Menino olha espantado a fúria do mar!!!

terça-feira, 18 de março de 2008

"Machas???"



Flagrante dias desses nas ruas de Campos-RJ.

Lama



Região do Imbé em Campos-RJ. Lugar bucólico e de beleza rara. Na foto, muita sujeira e lama, numa de minhas trilhas de moto pelo local. Lama, sujeira...política...enfim

quinta-feira, 13 de março de 2008

Navegar é preciso...















Abrindo minha participação nesse meio de comunicação e na esperança de ver minha cidade, Campos dos Goytacazes, navegar por rotas de uma política séria e voltada para o povo que aqui mora, publico esta foto tirada no Rio Paraíba do Sul. Vai aqui o desejo de uma Campos mais transparente e que essa nova fase não se transforme em mais uma canoa furada.